terça-feira, 27 de maio de 2014

Matéria sobre o clipe de ''Coisa Pouca''

Carina Sandré conta em entrevista ao site Olho Vivo sobre o videoclipe experimental da música ''Coisa Pouca'' e sobre as novidades em seu trabalho.






Confira a entrevista na íntegra a seguir.

 (Ou pelo link http://migre.me/jdI7X )



Carina Sandré reflete sobre o tempo em seu mais recente clipe

Gravado durante quase um dia inteiro, lindo e ensolarado, em Belo Horizonte (MG), cenas foram pinçadas de um sonho que a cantora teve


"Quis dar cores aos versos e fazer com que
o público refletisse, por exemplo, sobre o tempo"
 
"Coisa pouca", a mais recente canção de trabalho da Carina Sandré, já tem clipe. Letra e música de Wilson Fort, com arranjo de Adriano Oliveira, ganhou vídeo dirigido por Júnia Mara. Foi gravado durante quase um dia inteiro, lindo e ensolarado, em Belo Horizonte (MG), em fevereiro deste ano. A produção é bem simples, independente. A cantora conta que o lugar foi escolhido a dedo, cenas pinçadas de um sonho que teve e captadas sem pretensões hollywoodianas. 
- Simples e direto. Uma canção que ganhei de presente, que defendi em dois festivais. Um arranjo bonito, um momento especial da minha vida - diz, acrescentando que quis dar cores aos versos e fazer com que o público refletisse, por exemplo, sobre o tempo, entre tantas outras coisas. 
- A música fala de uma pessoa que não alcançou um objetivo, e que se tivesse mais tempo as coisas poderiam ser diferentes, e também se as coisas dependessem somente dela, sem afirmar isso. A música é uma reflexão sobre o tempo, que ele é correto, Divino - explica, citando o primeiro refrão de "Coisa pouca": "Falando sério / Não quero mais saber de tantas coisas / Às vezes penso que tudo é coisa pouca / Esquece e vai". 
Para Carina, a letra significa que é preciso aceitar, sem reclamar, e esperar o novo dia. 
- Já na segunda parte, fala sobre os quereres pessoais e esse lance de que muitas pessoas só fazem as coisas por interesse mais ninguém mais dá ponto sem nó... 
Carina também está começando os preparativos
para o show de lançamento do seu primeiro EP
 
Alguns artistas não têm a preocupação de colocar uma mensagem no clipe e fazem meramente um belo espetáculo visual. Você joga em qual desses times? 
Os espetáculos visuais podem ser bem interessantes, mas eu, particularmente, procuro sempre uma mensagem, sendo assim, muitos efeitos passam despercebidos aos meus olhos, na maioria das vezes. Quanto ao clipe de Coisa pouca... Reflexão, simplicidade. 
Esse é o seu segundo clipe. Faça uma comparação entre os dois. O que mudou do primeiro para o segundo? 
O primeiro ("Versos limados") foi feito dentro de um estúdio, foi bem divertido. Comparando com o segundo ("Coisa pouca"), mudou muita coisa, eu mudei, o mundo mudou (risos), mas falando sério me sinto um pouco mais madura, mais livre. 
Como está a receptividade do clipe, comentários? 
Está dentro do que eu esperava. O que me agrada muito são os comentários, elogios e o fato de algumas pessoas se identificarem com a letra, com as imagens. As pessoas identificam também a simplicidade na produção e isso não influencia negativamente, pelo contrário, e percebem também a complexidade de ser um artista independente. E no fim das contas tem prevalecido a mensagem que quis passar. 
O YouTube facilitou a vida dos artistas que não têm condições de investir muito dinheiro na produção de clipes. Isso é um ponto positivo. Mas veio também de carona uma avalanche de clipes muito ruins, e que muitas vezes ganham mais visualizações do que clipes bons. Qual a sua avaliação sobre isso? 
Realmente não consigo compreender... Acredito que seja um lance cultural mesmo. Vemos muitos artistas bons, com trabalhos excelentes, jogados pra escanteio, esnobados até. Lastimável!

"A música fala de uma pessoa que não alcançou um objetivo,
e que se tivesse mais tempo as coisas poderiam ser diferentes"
  (Foto: Divulgação/João Marcos Coelho)
Clipe lançado. Qual o próximo passo? Vem aí mais shows em Volta Redonda. Pode adiantar alguma coisa sobre isso? 
Divulgá-lo, bastante! Pensando no próximo já. Shows em Volta Redonda estão nos planos, porque é sempre muito bom tocar em casa. Estou envolvida com bons projetos, em parceria com amigos e projetos independentes também. Muito em breve serão divulgados, produção, preparativos já estão acontecendo. Meu principal foco é o show de lançamento do meu primeiro trabalho autoral e dá pra adiantar que já temos data prevista. É só aguardar, cada coisa a seu tempo, sem pressa, sempre prezando a qualidade. 
E o EP? Em que pé está o lançamento do disco? 
Já estamos começando os preparativos para o show de lançamento. Agora é só o público que acompanha o trabalho até aqui aguardar. Estou muito ansiosa! A pretensão é a de sempre, apresentar um bom trabalho e imprimir minha verdade em cada detalhe. 
Projetos. Além disso tudo, o que mais o público pode esperar para 2014? 
Foco no autoral e nos dois projetos que já estão em fase de produção. Além dos trabalhos fora da região que já estão acontecendo desde meados do ano passado. E... Arte sempre! 
Edição impressa